Projeto Erasmus+  na nossa Escola!

Itália foi nossa anfitriã

Na semana de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2022, o “Istituto Secondario 1º Grado- “Petrarca- Padre Pio” em San Severo, acolheu-nos calorosamente, assim como aos nossos parceiros malteses, lituanos e polacos.

Os alunos Daniel Ferreira, Manuel Simões, Maria Afonso, Patrícia Pessoa, Salvador Baião e Sofia Russo, do 9º ano, representaram muito bem a nossa escola, participando de forma entusiástica e colaborativa nas várias atividades. O professor Marco Antunes e a professora Mavilde Albino foram os guardiães desta aventura!

Viajamos pelo centro histórico de San Severo, bonita cidade situada na região de Apúlia, província de Foggia.

Conhecemos Matera, a cidade histórica que encantou Mel Gibson para gravar a “Paixão de Cristo”. É um dos locais mais antigos do mundo habitado pelo homem e ainda preservado. Nessa época, os habitantes moravam, ou melhor, abrigavam-se em grutas e cavernas esculpidas nas rochas – chamadas de “sassi” que significa “pedras” em italiano.

Estivemos em sintonia com a natureza…

Visitámos o Monte Sant’Angelo e o seu castelo. As casinhas brancas, becos decorados, lojas de artesanato e padarias fizeram as delícias! Caminhar pela via Giuseppe Garibaldi foi encantador. Cada cantinho pareceu-nos um cartão postal! Neste lugar religioso, a principal atração é o Santuário de São Miguel Arcanjo, fundado no final do século V. Estivemos na gruta sagrada!

Tão perto o mar Adriático…  É deslumbrante a vista do golfo da Manfredónia!

Por fim, ainda houve tempo para ir à cidade de Roma. Uma aula de História ao vivo. O Coliseu ali tão perto! E como não podia deixar de ser… ficamos deslumbrados com a majestosa Fonte de Trevi!

Foi uma semana inesquecível! O espírito de equipa esteve sempre presente e fomos mais fortes que o coronavírus! Regressamos de coração cheio, reforçando o valor da tolerância e a identidade europeia comum.

A todos o nosso muito obrigado!

Os “Erasmistas”