Projeto Erasmus+  na nossa Escola!

“Tolerance in Sports”

A anfitriã Polónia

Na semana de 09 de maio a 13 de maio de 2022,  foi a vez da solidária Polónia nos acolher! Desta vez os “Erasmistas” de serviço foram as alunas Daniela Beirinha, do 7ºC e Matilde Marques do 8ºB que, à semelhança dos colegas das anteriores mobilidades, representaram de forma entusiástica e colaborativa a nossa escola e o nosso país.

Chegámos à antiga capital da Polónia, a surpreendente  cidade de Cracóvia com o seu impressionante centro histórico e arquitetura peculiar.

Em Kamionna fomos recebidos, calorosamente, pelos professores e alunos que nos deliciaram com as suas atuações. De seguida, fomos todos convidados a participar nas atividades desportivas  organizadas no campo da escola enquadrada num belo cenário verdejante a perder de vista!

Visitámos o Museu dos Brinquedos e para admirar a paisagem do local subimos de funicular!

De comboio  chegámos a Bochnia e visitámos a Mina de Sal Wielickza.  A mais de 200 m de profundidade deparámo-nos com a maravilhosa capela subterrânea esculpida em rocha de sal!

Foi com expetativa que esperamos o dia para fazer o cruzeiro no rio Vístula…

Numa visita guiada conhecemos, também,  a lenda que faz parte da identidade de Cracóvia. O dragão maléfico, de nome Wawel, foi derrotado pelo príncipe Krak e a prosperidade voltou à região. Assim nasceu Kraków.

No último dia rumámos, pela manhã, a Oświęcim. A visita a Auschwitz- Birkenau foi, sem dúvida, a maior lição de História das nossas vidas ensinada por uma voz pausada, serena e triste ao mesmo tempo. Não há palavras. Fica nos nossos corações a certeza de que podemos todos os dias aprender a ser pessoas melhores!

Aos nossos amigos europeus de Malta, da Lituânia, de Itália, da Turquia e da Polónia um bem haja e até sempre!

Os “Erasmistas”